top of page

Desejo ou Intuição?

[ O desejo não é ruim, mas tem levado a objetivos errados. E as pessoas precisam estar atentas para não serem manipuladas por ninguém, por melhores que sejam as intenções.


É preciso precaver-se de tanta gente bem-intencionada, benfeitora, que dá constantemente conselhos para ser isso, ser aquilo. Ouça essas pessoas e seja grato a elas, pois elas não têm a intenção de causar danos; mas é o que acontece: elas provocam danos.


Ouça apenas o seu coração, pois este é o único professor.

Na verdadeira jornada da vida, a intuição é o único professor de cada um.


Vamos pensar por um instante. Vejamos o significado de “intuition” (intuição em português). “Tuition”, em português, significa “ensino, instrução”.


A instrução (tuition) é dada pelos professores, ou seja, vem de fora; e a intuição (intuition) é dada pela própria natureza de cada um, ou seja, vem do interior do ser humano.


O homem tem seu próprio guia dentro de si. Com um pouco de coragem, o homem nunca vai sentir que é desprezível. Pode não se tornar o presidente de um país, pode não se tornar um primeiro-ministro, pode não se tornar um Henry Ford, e não há necessidade nenhuma disso!


Pode se tomar um belo cantor, um belo pintor. E não importa o que faça... Pode se tornar um grande sapateiro.


Quando Abraham Lincoln tornou-se presidente dos Estados Unidos... Seu pai fora sapateiro, e todo o Senado sentiu-se um pouco envergonhado de ter o filho de um sapateiro governando as pessoas mais ricas, as pessoas da classe alta, que se achavam superiores porque tinham mais dinheiro, porque pertenciam a famílias famosas de longa data.


Todos no Senado estavam, de alguma forma, constrangidos, com raiva, irritados, ninguém se sentia feliz com o fato de Lincoln ter se tornado o presidente.


Um homem, que era arrogante, burguês, levantou-se antes que Lincoln fizesse seu primeiro discurso, o discurso inaugural para o Senado, e disse:

"Sr. Lincoln, antes de começar, eu gostaria de lembrá-lo de que o senhor é filho de um sapateiro."


E todo o Senado deu risada. Eles queriam humilhar Lincoln; não podiam derrotá-lo, mas podiam humilhá-lo. Mas era difícil humilhar um homem como Lincoln.


Lincoln disse ao homem:

"Fico muito grato que tenha me lembrado do meu pai, que está morto. Vou sempre me lembrar do seu conselho. Sei que não poderei jamais ser um presidente tão grande quanto o sapateiro que meu pai foi."


Houve um silêncio total, devido à maneira como Lincoln respondeu...


E ele completou dizendo ao homem:

"Até onde eu sei, meu pai costumava fazer sapatos para sua família também. Se os seus sapatos estiverem apertando, ou se houver algum outro problema, embora eu não seja um grande sapateiro, como aprendi a arte com meu pai desde a infância, posso consertá-los.


E o mesmo vale para qualquer um no Senado. Se o meu pai fez os seus sapatos e eles precisarem de qualquer correção, qualquer melhoria, estou sempre à disposição, embora uma coisa seja certa: não consigo ser tão bom quanto meu pai. O toque dele era de ouro."


E lágrimas vieram-lhe aos olhos à memória de seu grande pai.


Não importa: a pessoa pode ser um presidente de terceira classe, ou pode ser um sapateiro de primeira classe. O que importa é que ela goste do que faz, e que ponha toda a sua energia nisso: que não queira ser outra pessoa; que isso seja o que ela quer ser; que concorde com a natureza, que o papel que lhe foi dado para desempenhar esse drama seja o papel correto, que ela não o troque nem mesmo com um presidente ou um imperador.


Isso é riqueza verdadeira. Isso é poder verdadeiro.


Se todos os indivíduos crescem para ser o que são, será possível encontrar a Terra, como um todo, repleta de pessoas poderosas, com uma tremenda força, inteligência, compreensão e a satisfação e alegria de que chegaram em casa. ]


Esse é um trecho extraído do livro: "O Livro do Ego."

248 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Doação para o RS

Passo 1: Copie o CPF entre as linhas abaixo: 02758942070 Passo 2: Abra o aplicativo de seu banco e cole o cpf acima. A conta é em nome de Nicole Sasha Almeida Passo 3: Selecione o valor desejado e con

Comments


bottom of page