top of page

Ho'oponopono: A filosofia que pode mudar a sua vida para sempre!

O Ho'oponopono é uma filosofia de vida cuja base é assumir 100% de responsabilidade pela realidade de tudo o que acontece em sua vida... pois como o Dr. Hew Len sempre diz: “Você já percebeu que você está presente em 100% dos problemas que acontecem em sua vida?” Eu acho essa frase sensacional. Não é coincidência você estar presente em todos os problemas da sua vida, pois somente você é responsável por sua realidade. É você quem está experienciando o sentimento negativo. É você quem está se sentindo incomodada ao ver algum fator externo. Os agentes externos (pessoas, situações, acontecimentos) não tem influência nenhuma sobre você. O que acontece é que você geralmente entrega o seu poder às outras pessoas. Pois ao se livrar da sua responsabilidade, você deixa de carregar o fardo que é seu, pois é muito mais cômodo desta forma e além disso, você (assim como eu) foi criado por seus pais dessa maneira, e nos parece natural agir desta forma, julgando e apontando os erros dos outros. Constantemente entregamos o nosso poder às pessoas. O Ho’oponopono é um estilo de vida que muda radicalmente a forma como enxergamos a realidade. Criamos uma relação mais íntima com nós mesmos.

                O Ho’oponopono era utilizado pelos indígenas para trazer paz e harmonia nas tribos quando acontecia alguma desavença entre os membros. O Xamã reunia todos os membros da tribo e era responsável por conduzir o processo, juntamente com o Divino, trabalhando o perdão entre todos os envolvidos e finalmente resolvendo o conflito, trazendo de volta a harmonia entre os membros da tribo e também com o Divino. Morrnah Simeona foi a curandeira que modernizou o Ho’oponopono, ela percebeu que o processo poderia ser feito sozinho! A própria pessoa poderia iniciar o processo de purificação e resolver suas questões.

                Como somos 100% responsáveis por nossa realidade, ao purificarmos os conflitos que estão dentro de nós, consequentemente acabamos MUDANDO a situação externa, como um passe de mágica! Vejamos um exemplo prático: Digamos que uma determinada pessoa faça algo que te incomode. Pode ser um barulho, um hábito, uma ação. Sempre que ela faz essa ação, você sente um desconforto. Mas você, conhecendo o Ho’oponopono, assume a responsabilidade por tudo o que você sente e experiencia. Então você inicia o processo de purificação. Você vai perceber que em questão de minutos, horas ou dias, a pessoa que fazia aquela ação que te causava o desconforto, agora não faz mais! A questão que você trabalhou em você, e somente com você, fez com que a situação externa mudasse! Esse é um exemplo simples, que pode ser aplicado a situações grandiosas!

                A nossa vida é dirigida pelas “memórias” que estão no nosso inconsciente. As memórias são a soma de tudo o que já vivenciamos até hoje, desde a infância, até a vida intrauterina ou ainda antes, na vida de nossos ancestrais.  Carregamos esse fardo por anos, séculos! E agimos com base nas nossas vivências anteriores. Nós geralmente pensamos que quem decide o que fazer é a mente consciente, quando na verdade, tudo é dirigido pelas memórias, que estão guardadas no nosso inconsciente.

                A vida de cada indivíduo na Terra desempenha um papel importantíssimo para que o Universo funcione em harmonia. Se vivêssemos com base nas inspirações, fazendo o que nos faz feliz, o mundo com certeza seria um lugar ainda melhor! Um exemplo: imagine um porteiro trabalhando feliz. Agora imagine que você seja um empresário. Esse porteiro não conseguiria desempenhar o seu papel de empresário, pois ele não saberia como administrar um negócio. Talvez até conseguiria, mas com muita dificuldade e sua vida estaria desalinhada com seu propósito. No final, o porteiro tentando ser um empresário acabaria vivendo uma vida infeliz. Já você, sendo empresário, talvez não conseguiria desempenhar o trabalho do porteiro tão bem quanto ele faz, pois você não faria com o amor que ele faz.

                O planeta é como uma orquestra, onde cada ser deve tocar seu  instrumento. Pelo menos assim deveria ser. Quando você está desalinhado com o seu propósito de vida, fazendo o que não te faz feliz, as coisas parecem ser muito difíceis de darem certo. Tudo é conseguido com muita dificuldade e “nada parece andar”. Quando você não está tocando o instrumento que deveria tocar, a orquestra ganha um músico com o instrumento desafinado. Assim, a vida não terá tanta cor e alegria quanto teria se você fizesse o que te faz feliz! Se você faz o que te faz feliz, tudo flui, a alegria e as inspirações são constantes. Você atinge o patamar de nunca mais precisar trabalhar, pois você faz o que ama.

                A ilusão de poder sobre a nossa realidade é um jogo mostrado pela mente consciente para que continuemos reencenando as memórias erradas que já deveriam ter sido purificadas. Com o auxílio do Ho’oponopono, podemos nos liberar de qualquer memória. Ao praticar o Ho’oponopono, abrimos o nosso canal de conexão com o Divino. “Sintonizamos” na faixa das inspirações, e se agirmos de acordo com as inspirações, a abundância e o amor fluirão por nossa vida, e tudo se transformará em prazer e alegria! Quando praticamos o Ho’oponopono, a nossa mente consciente, racional, não está mais no jogo. Ela deixa de tentar controlar a realidade e tentar fazer as coisas darem certo da maneira como o Ego pensa ser. Ficamos abertos às inspirações, pois agora somente as quatro frases se fazem presentes em nosso consciente. Quando estamos sintonizados, atentos à tudo o que acontece ao nosso redor, as inspirações vêm, e devemos agir à partir delas, pois a inspiração sem a ação não é a realização.          A inspiração é a bússula que nos guia em direção à felicidade. É a bússola que se encontra dentro do nosso coração, o amor do Todo que está pronto para nos inundar com realizações!

O processo do Ho’oponopono

                O Ho’oponopono consiste em quatro frases básicas. Sinto muito, por favor me perdoe, eu te amo e obrigado. Para purificar uma situação que te incomoda, você, mentalmente, repete essas quatro frases. Por quanto tempo achar conveniente ou até a situação mudar. Ao assumir a responsabilidade pelo que você está sentindo e ao repetir as quatro frases, esteja ciente de que o processo está acontecendo. Você diz “sinto muito” pois não sabia que tinha essa memória dentro de você, você sente muito por qualquer coisa que esteja dentro de você, que esteja causando a situação exterior. Na sequência você diz “por favor me perdoe”, pedindo ao Divino que te perdoe por ter se deixado levar por essa memória, você pede ajuda à  Divindade para te ajudar a purificar essa situação que se encontra dentro de você. Você diz “eu te amo” pois assim você invoca a energia do amor, e somente o amor cura. E finaliza com “obrigado” pois você sabe que o processo foi concluído, que a memória foi purificada. Atenção: a ideia não é perdoar a pessoa ou a situação que está te causando o incômodo. Você deve perdoar a VOCÊ mesmo, pois somente você é o responsável por sua realidade.

                Você vai perceber que conforme você for mudando o seu íntimo, purificando essa memória errada, a situação externa começará a mudar também, ou então você vai mudar a forma como enxerga a situação e esta não vai mais causar incômodo em você. Quando você purifica, você para de tentar controlar tudo, você traz a paz interna mais uma vez. Nesse estado de paz, de aquietamento mental, as inspirações poderão chegar até você. Aja a partir delas. E a sua realidade se modificará abruptamente, instantaneamente. Desafio você a testar o Ho’oponopono, pratique durante três dias. Não somente com as coisas que te fazem mal ou gerem desconforto, mas sempre que você for fazer algo importante. Antes de fazer uma ligação importante, antes de ir a algum lugar, antes de um encontro, antes de uma reunião.              Entenda que o Ho’oponopono permite que você fique aberto para receber apenas o melhor que a Divindade tem reservado para você. Quando você pratica o Ho’oponopono você para de tentar controlar tudo com sua mente racional. Você fica aberto para receber as inspirações, para receber o melhor que a Divindade tem para você. Viva o Ho’oponopono! Mude a sua realidade com o Ho’oponopono. Sinto muito, por favor me perdoe, eu te amo, OBRIGADO!

Eu sou fã do Ho'oponopono, e a partir de uma inspiração, gravei e publiquei a narração de livros sobre o Ho'oponopono. Você pode encontrar os livros em meu canal do YouTube. Sinta-se a vontade para encontrar o que mais te agrada. Recomendo iniciar pelo primeiro livro da série do Joe Vitale: Limite Zero. A sequência é o livro Marco Zero, onde mergulha-se ainda mais profundamente no Ho'oponopono.

                Nesse momento, está em andamento a série de explicações e resumo do livro: "O Grande Livro do Ho'oponopono"

Pronto! Agora você tem bastante conteúdo para conhecer a fundo essa maravilhosa filosofia de vida! Delicie-se!


Lucas Radin



134 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Doação para o RS

Passo 1: Copie o CPF entre as linhas abaixo: 02758942070 Passo 2: Abra o aplicativo de seu banco e cole o cpf acima. A conta é em nome de Nicole Sasha Almeida Passo 3: Selecione o valor desejado e con

Comments


bottom of page