top of page

Os padrões negativos são escolhas?


É uma ilusão acreditar que alguém escolhe um relacionamento abusivo. De fato, ninguém escolhe o problema, a briga, o sofrimento. Ninguém escolhe a doença.


Isso acontece quando não existe presença suficiente para dissolver o passado ou então não existe luz o suficiente para dispersar a escuridão. Isso acontece quando não estamos aqui por inteiro. Quando ainda não acordamos. E assim a mente condicionada governa a vida.


Uma pessoa só pode realmente fazer uma escolha se ela estiver consciente. Caso contrário, os padrões condicionados da mente é o que vai guiar a realidade da pessoa, e a mente passa a criar o presente com base nos acontecimentos do passado. É nesse ponto que a pessoa passa a viver com base nas memórias erradas - como dizemos no Ho'oponopono.


E caso você perceba alguém que está preso em um ciclo de dor, seja uma pessoa que passa de um relacionamento abusivo para outro, ou que passa de uma empresa a outra, sempre com os mesmos problemas... saiba que você pode auxiliar essa pessoa (se ela estiver aberta e disposta a mudar).


É natural que as pessoas guiadas pela mente condicionada sejam resistentes à mudança. Isso porque a mente tem pavor do momento presente. A mente não consegue sobreviver no Agora.


Muitas pessoas ainda preferem viver os padrões autodestrutivos pois os problemas vivenciados são problemas já conhecidos. É a famosa zona DESconforto que eu comento nos vídeos. É um problema familiar, é um padrão que me incomoda mas ele eu o conheço, eu tenho 'controle' sobre ele. Talvez por eu estar preso ao passado eu não me sinta merecedor de ter algo diferente e positivo em minha vida e ser punido é o que me parece justo para mim. - Tudo relacionado ao passado/futuro. Já o momento presente é uma zona do desconhecido e a mente não tem controle sobre o presente.


No momento presente é onde as inspirações conseguem chegar até mim. No presente é onde eu tenho ideias inovadoras, é onde eu tenho os insights que vão resolver o meu problema e me levar a uma situação que eu não conheço - que é uma situação mais amorosa e harmoniosa. O presente é o momento onde a mente não consegue se apegar e por isso ela vai fazer de tudo para levar a pessoa ao passado ou ao futuro, saindo do presente.


Assumiremos que a pessoa que está presa no padrão de comportamento está disposta a mudar. Ela pede a sua ajuda. Eis algumas maneiras de auxiliar a pessoa, de acordo com o vídeo do dia 25/6/20:


- Mostre a pessoa como ser a consciência observadora por trás dos pensamentos, por trás das emoções;

- Conte-lhe sobre o sofrimento e como se libertar dele;

- Ensine-a a arte da percepção do corpo interior;

- Demonstre o sentido da presença.


Quando ela for capaz de acessar o poder do agora, ela rompe com o passado condicionado e passa a ter uma escolha!



201 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo

1 Comment


Livia Quintanilha
Livia Quintanilha
Jun 25, 2020

Gratidão Lucas, seu trabalho é maravilhoso

Like
bottom of page